Um bate e volta para Colonia del Sacramento

Fundada em 1680 pelos portugueses, Colonia del Sacramento foi declarada como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO em 1995. Tem seu aspecto original preservado, o que nos remete a uma volta no tempo por essa cidade do Uruguai tão charmosa. Me impressionou o silêncio da cidade, fomos em um dia de semana e o movimento que vimos era pouquíssimo. Parece um vilarejo de tão calma que a cidade é, ali a gente consegue de fato sentir uma paz enorme e poder apreciar Colônia tranquilamente. 

Colonia del Sacramento fez parte de uma viagem maior em que fomos para Buenos Aires (em breve post por aqui!). Deixamos para decidir durante a viagem se iríamos fazer esse bate e volta para Colonia, porque iria depender se daria tempo de encaixar no meio da programação de Buenos Aires. Então, para aqueles que precisam deixar para resolver de última hora mesmo, podem chegar por aqui, que deu tudo certo! :tongue: 

Colonia del Sacramento

A ida a partir de Buenos Aires é bastante rápida, inclusive Colonia fica mais próxima de Buenos Aires do que de Montevidéu. Considerando a outra margem do Rio da Prata, Colonia del Sacramento é o ponto mais próximo de Buenos Aires . A travessia entre as cidades é feita de Ferry Boat , que é uma balsa que sai do terminal fluvial em Puerto Madero. Tem algumas empresas que fazem a travessia, porém a mais recomendada que vimos foi a Buquebus, que é a mais tradicional, tendo vários horários de saída. Escolhemos ir no 1º horário de 9h e acho o mais indicado para que você possa aproveitar bem a cidade. Recomendo comprar antes o ingresso ou chegar com bastante antecedência, pois depois da compra tem que passar pelo controle de segurança, imigração argentina e uruguaia. Não lembramos desses detalhes e chegamos com uma meia hora de antecedência, sendo super corrido para consegui fazer tudo, até porque lá é grande e se tiver fila você corre o risco de perder o horário. Demos sorte pois não tinha fila, então deu pra agilizar os trâmites.

O terminal é super organizado, tudo bem novinho e muito bom para recepcionar o turista. Foi uma maravilha a ida à Colonia, o Buquebus era super confortável, muito espaço, as poltronas são ótimas, tem lanchonetes e um free shop (que tinha umas promoções boas! rsrsrs) e s. O percurso até Colonia del Sacramento dura em torno de 1h15 e chegamos lá ainda no meio da manhã, o que garantiu que aproveitássemos bastante a cidade.

Buquebus – Foto do site oficial

A empresa Colonia Express, que é a concorrente mais tradicional da Buquebus, também faz o mesmo trajeto. Pelo que verifiquei no site, as taxas atuais (fui em 2016) da Colonia Express (R$270), ficam mais baratas do que a Buquebus (R$348,00). Porém, li diversos comentários falando sobre a desorganização da empresa, atrasos, e vários perrengues que o pessoal passou. Então, o barato pode sair caro, principalmente pra um bate e volta onde o tempo é limitado.

Para quem vai sair de Montevidéu (já viu o post sobre a cidade?), acho que o bate e volta deve ser cansativo, pois o percurso é feito de carro ou ônibus, e o demora de 2h30 a 3h para chegar. Então acho que vale a pena pernoitar na cidade para ser melhor aproveitada.

Logo quando chegamos no terminal fluvial de Colônia, há uma casa de câmbio onde trocamos nosso dinheiro para pesos uruguaios. De lá, fomos andando até o Centro histórico da cidade, e percorrendo a avenida principal, onde se encontra a maior parte do comércio. É bem arborizada e bastante bonita, vale a pena parar e tirar umas fotos.  

Avenida principal de Colonia del Sacramento. Fui pro meio dela mesmo pra tirar a foto, vejam o movimento! rsrsrs

A Plaza Mayor é localizada no coração do bairro histórico e é considerada um dos locais mais importantes da cidade. Chegando nela, você estará próximo a todos os principais marcos históricos de Colonia del Sacramento e, por ali, caminhará facilmente entre as ruas tão características, podendo admirar cada detalhe da cidade.

Plaza Mayor com o Farol de Colonial del Sacramento ao fundo.
Carrinho tipo “tuk tuk” que tem em Colonia del Sacramento para aluguel.

Quase de frente a Plaza Mayor, está localizada a  Puerta de la Ciudadela, também conhecida como Puerta de Campo, um dos monumentos históricos mais importantes da cidade. Foi construída em 1745 pelo governador português e era a porta de entrada a Colônia, protegida por uma grande muralha. Em 1970, foi reconstruída e manteve os detalhes originais do forte, sendo um dos principais lugares de visita dos turistas.

Puerta de la Ciudadela, também conhecida como Puerta de Campo
Centro Histórico de Colonia del Sacramento

                                                                                     A alguns passos você encontrará o Farol de Colonia del Sacramento, o local com a vista mais bonita da cidade e um ponto imperdível de conhecer. Por um valor insignificativo você pode subir ao farol, que possui uma escada bem estreitinha e em caracol, e de lá de cima você tem um visual deslumbrante da cidade, onde se vê a bela Colonia del Sacramento margeada pelo Rio da Prata.

Vista lá em cima do farol de Colonia del Sacramento
Vista do farol de Colonia del Sacramento, com o Rio da Prata ao fundo 

Logo a seguir fica a Calle de los Suspiros, uma rua pequena e estreita que ficou conhecida por  suas histórias e lendas, além de ser muito charmosa com algumas casas que mantém sua arquitetura preservada. E que lendas são essas?  Há anos atrás, os marinheiros transitavam depois de desembarcar em busca do divertimento depois de uma longa viagem. Uma das hipóteses da lenda sustenta que os condenados a morte eram levados até a rua para morrerem afogados quando a maré subisse, por isso seria o nome da rua, de los “Suspiros”. Outra história conta que essa rua tinha vários prostíbulos, local em que os marinheiros iam se divertir e “suspirar” pelas mulheres. A última história diz que uma jovem apaixonada estava esperando o seu amado e, de repente, um homem mascarado cravou uma adaga em seu peito, se escutando apenas um suspiro de adeus. Fica a dúvida e a magia desse lugar para os visitantes imaginarem bastante.

Calle de los Suspiros em Colonial del Sacramento

Fomos caminhar pela Rambla de las Americas, a orla do Rio da Prata em Colonia, um passeio muito agradável curtindo aquela paisagem maravilhosa. 

Registro do Rio da Prata na Rambla de Colonia del Sacramento
Rambla de las Americas em Colonia del Sacramento

Há também alguns museus em Colonia, mas não estávamos na “vibe” desse tipo de turismo. Preferimos visitar os pontos mais conhecidos e apreciar a beleza da cidade, sem muito roteiro. Voltamos às 16h e indico chegar antecipadamente ao Terminal, a fila estava enorme e demorou horrores, cerca de 1h na fila para imigração. 

Em relação a alimentação, nos restaurantes pague sempre em cartão de crédito que vale muito a pena. O Uruguai tem uma política de incentivo à vinda de turistas pela isenção e devolução de imposto sobre valor agregado, o IVA. Ao pagar com cartão, você recebe 18,5% do valor pago referente ao IVA, após sua fatura ser paga. Então mesmo com a cobrança do IOF, ainda vale a pena.

Resumindo pra vocês: o bate e volta é extremamente fácil de fazer partindo de Buenos Aires e é tudo muito rápido e organizado. Dá pra você se virar tranquilamente por Colonia, a cidade é super pequena e fácil de andar, conhecemos bem em 1 dia de passeio. Recomendo demais! Se estivéssemos preparados, teríamos passado uma noite em Colonia porque gostamos muito da cidade e queríamos ver o pôr do sol, sentir a noite, apreciar um pouco mais.

Colonia del Sacramento é um destino super romântico :heart:

Colonia é uma cidade incrível, cada cantinho dela nos faz sentir em outra época. Andar sem rumo, se surpreender com casinhas históricas, ruas onde o silêncio impera e só se ouve o som das folhas das árvores, tudo isso torna Colonia del Sacramento tão especial, um lugar onde a gente sai com a alma mais leve e renovada! :heart:

Laís   

Já curtiu nosso instagram para acompanhar mais dicas? Clica aqui! 😉

Quer ajudar nosso blog? Faz a reserva pelo Booking clicando aqui ou na caixa de pesquisa ao lado! 😉

21 Replies to “Um bate e volta para Colonia del Sacramento

  1. Adoro quando conseguimos visitar as cidades com essa tranquilidade. Eu fico sempre mais apegada a um destino quando é assim, ainda por cima um centro histórico património da Humanidade…

    P.S. Esse Buqbus parece uma nave espacial, haha.

    1. Ruthia, também sinto a mesma coisa que você! É muito enriquecedor =) Hahahaha, parece mesmo, fiquei impressionada com o tamanho dele!

  2. Nossa, super valeu a pena esse desvio hein! Bom saber que um dia já da conta de conhecer, mas com toda essa energia boa acho que quando eu for vou separar uns dois dias! =)
    Adorei o post, não conhecia esse lugar ainda, acho que a minoria que vai para Buenos Aires não passa por lá, né? Valeu a dica! =)

    1. Luizaa, acho que vale a pena mesmo separar pelo menos uma noite por lá. É muito aconchegante a cidade. Verdade, muita gente desconhece essa facilidade de ir de Buenos Aires até lá, é nota 1000! Obrigada =)

  3. Que saudades de Colonia! Eu não resisti e passei duas noites por lá, e nao me arrependo nadinha, porque Colonia virou um dos meus lugares favoritos do mundo <3 Acho que você tambem aproveitou bastante por lá, Lais! Acho que nao tem como não se apaixonar pelo charme colonial da cidade, né?
    Sobre o ferry, eu comprei com a Colonia, pelo preço mesmo. E na hora, me embarcaram no ferry da Buquebus, e fomos todos juntos. Não sei se dei sorte ou se as empresas trabalham mesmo em parceria. Sei só que nao tenho o que reclamar, deu tudo certinho, saiu na hora certa, a viagem foi confortável e ainda paguei mais baratinho hehe

    1. Ah Kléeciaa, deve ter sido uma delícia passar 2 noites por lá, também queria ter aproveitado mais um pouco. Fica pra uma próxima né? rsrs
      Ótimo ouvir seu relato sobre a Colonia, maravilha saber que deu tudo certo =)

  4. Quero tanto conhecer Conolia Del Sacramento, um verdadeiro encanto de lugar, sempre fico babando nas fotos e o trajeto saino de Buenos Aires é muito pratico, vale a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *